Os nervos são conjuntos de axônios que se ligam ao encéfalo, trazendo e levando informações a ele. Sendo o Primeiro (Olfatório) ligado ao Telencéfalo; o Segundo (Óptico), ligado ao Diencéfalo; ao passo que os outros dez ligam-se ao Tronco
Encefálico.
São 12 pares de nervos, e suas funções são:
I - Nervo olfatório
Encefálico.
São 12 pares de nervos, e suas funções são:
I - Nervo olfatório
É um nervo totalmente sensitivo, é responsável por fazer a inervação da fossa nasal e conduzir impulsos olfatórios. São classificados como aferentes viscerais especiais.
II - Nervo óptico (Sensitivo)
É um nervo exclusivamente sensitivo, suas fibras conduzem impulsos visuais a partir da retina até o diencéfalo. Sua função é a visão. É um nervo classificado como aferentes somáticas especiais.
III - Nervo oculomotor
IV - Nervo troclear
É um nervo motor, é responsável pela inervação do músculo oblíquo superior do bulbo ocular. Sua função é rotacionar medialmente o globo ocular. Suas fibras são eferente somáticas.
V - Nervo trigêmeo
É um nervo misto, possui uma raiz sensitiva e uma raiz motora, é dividido em três partes: nervo oftálmico , nervo maxilar e nervo mandibular, responsáveis pela sensibilidade somática geral de grande parte da cabeça.
- Nervo Oftálmico: Responsável pela sensibilidade da cavidade orbital e seu conteúdo. Possui três ramos terminais: nasociliar, frontal e lacrimal.
- Nervo Maxilar: Inerva as partes moles compreendidas entre a pálpebra inferior, nariz e lábio superior.
- Nervo Mandibular: É bastante ramificado, tendo como principais ramos o nervo Lingual, que proporciona a sensibilidade geral dos 2/3 anteriores da língua, e o nervo alveolar Inferior, que percorre o interior do osso Mandibular.
Estas ramificações do Nervo Trigêmeo conduzem tanto impulsos exteroceptivos (temperatura, pressão, dor, tato), como propioceptivos (originados em receptores localizados nos músculos da mastigação e na ATM).
O nervo trigêmeo é responsável pelos movimentos de mastigação e percepções sensoriais da face e dentes.
A raiz motora deste nervo acompanha o nervo mandibular, distribuindo-se aos músculos da mastigação e classificando-se com eferentes viscerais especiais, já as fibras da raiz sensitiva, é classificada como aferentes somáticas gerais.
* Obs.: Impulsos nervosos sensitivos gerais: tato, temperatura, pressão e dor.
Impulsos nervosos sensitivos especiais: gustação, visão, olfato, audição.
VI -Nervo abducente
É um nervo motor, que tem como função inervar o músculo reto lateral motor, dando a ele movimento. É classificado como um nervo eferente somático.
VII - Nervo Facial
É um nervo autonômico e misto, e também possui duas raízes, uma motora e outra sensorial. O nervo facial emerge do crânio pelo forame estilomastóideo, possuindo cinco componentes funcionais. Desses cinco componentes,
os três mais importantes são:
- Fibras aferentes viscerais Especiais: para os músculos mímicos, músculo estilo-hióideo, e ventre posterior do músculo digástrico.
- Fibras eferentes viscerais gerais: responsáveis pela inervação pré-ganglionar das glândulas lacrimal, submandibular e sublingual.
- Fibras aferentes viscerais especiais: Recebem impulsos gustativos provenientes dos 2/3 anteriores da língua.
VIII - Nervo Vestibulococlear
É um nervo exclusivamente sensitivo. É constituído por duas partes: a parte vestibular é formada por fibras sensitivas que se originam dos neurônios sensitivos do gânglio vestibular, estando relacionada com a manutenção do Equilíbrio do corpo. Já a parte coclear é constituída por fibras originadas nos neurônios sensitivos do gânglio espiral, estando relacionada com a audição. As fibras desse nervo classificam-se como aferentes somáticas especiais.
IX - Nervo Glossofaríngeo
É um nervo autonômico e misto, formado por filamentos que se reúnem para formar o tronco do nervo glossofaríngeo, que sai do crânio através do forame jugular. Apresenta dois gânglios: superior(jugular) e inferior(petroso), formados por neurônios sensitivos. Seus componentes funcionais assemelham-se aos do Nervo Facial, sendo o mais importante aquele composto por fibras aferentes viscerais gerais, responsáveis pela sensibilidade geral do terço posterior da língua, faringe, úvula, tonsilas, tuba auditiva, seio e corpos carotídeos.
Esse nervo também é responsável pela inervação da glândula parótida através de fibras eferentes viscerais gerais.
X - Nervo Vago
É o maior de todos os Nervos Cranianos, sendo misto, mas principalmente visceral. Emerge do crânio pelo forame jugular, atravessa o pescoço e o tórax, terminando no Abdome. No Seu longo trajeto o Vago dá origem a vários ramos que inervam a laringe e a faringe, entrando na formação dos plexos viscerais que promovem a inervação autônoma das vísceras torácicas e abdominais. Assim como os Nervos Facial e Glossofaríngeo, o nervo Vago apresenta cinco componentes funcionais, dos quais destacam-se três principais:
- Fibras Aferentes Viscerais Gerais: muito numerosas, conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquéia, esôfago, vísceras do tórax e abdome.
- Fibras Eferentes Viscerais Gerais: responsáveis pela inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais.
- Fibras Eferentes Viscerais Especiais: Inervam os músculos da faringe e da laringe. O mais importate nervo motor é o nervo laríngeo recorrente.
XI - Nervo Acessório
É um nervo autonômico e motor. É formado por uma raiz craniana e uma raiz espinhal. Esta última raiz é formada por filamentos radiculares que constituem um tronco comum que penetra no crânio pelo forame magno. Este tronco une-se com os filamentos da raiz craniana e depois divide-se em um ramo interno, que acompanha o vago, e um ramo externo, que inerva os músculos trapézio e esternocleidomastóideo. As fibras que se originam da raiz craniana e que se unem ao vago são de dois tipos:
- Fibras eferentes viscerais Especiais: Inervam músculos da laringe através do laríngeo recorrente.
- Fibras eferentes viscerais Gerais: Inervam vísceras torácicas juntamente com fibras vagais.
Já as fibras da raiz espinhal são Eferentes Viscerais Especiais.
XII - Nervo Hipoglosso
É um nervo exclusivamente motor Distribui-se aos músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Sua função é inervar os músculos da língua, responsável pela contração coordenada da musculatura da língua. Suas fibras são consideradas Eferentes Somáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário